Planos de Negócio
conheça o processo
O QUE É
O Plano de Negócios (para o lançamento de novas empresas ou crescimento/expansão de empresas já estabelecidas) é uma ferramenta essencial à gestão de empresas ao fornecer uma perspetiva clara das potencialidades do negócio, das suas possibilidades de crescimento e dos seus pontos de melhoria. Além disso, permite às empresas apresentar-se aos seus parceiros, fornecedores, clientes e investidores e maximizar as oportunidades de investimento e financiamento.
para quem é
Os Planos de Negócio são úteis tanto a empreendedores que queiram desenvolver uma nova ideia de negócio como a empresas já estabelecidas que pretendam ampliar as suas atividades ou iniciar uma nova etapa. Para ambos os casos, podem ser criados Planos de Negócio à medida, que beneficiem a gestão da empresa, facilitem a captação de financiamento e investimento, potenciem a conquista de fornecedores e clientes, entre outros objetivos.
Implementação
O Plano de Negócios Inicial (ou “start plan”) encabeça o lançamento de novas empresas e determina, muitas vezes, o seu sucesso. Fundamentalmente, explica a ideia de negócio e traça o caminho para a implementar com sucesso. Já o Plano de Crescimento/Expansão (“later stage plan”) ou de Reestruturação (“turnaround plan”) faz uma análise da situação atual da empresa e sugere medidas para extrapolar a sua exploração, planear investimentos ou proceder a alterações estruturais.
COMO SE PROCESSA
O Plano de Negócios começa com uma análise do próprio negócio, da envolvente empresarial, e da concorrência.
Com este estudo inicial, é-nos possível identificar negócios inviáveis, avaliar oportunidades de financiamento e investimento ou esboçar a forma como a diferenciação da empresa vai ser criada.
Em seguida, e com base na análise do negócio e mercado, são identificados os objetivos de negócio (captação de investimento, lançamento de uma ideia de negócio, reestruturação empresarial, expansão para mercados internacionais, etc.) e traçadas as linhas gerais que vão orientar a atividade da empresa.
Nesta fase, nomeadamente no caso dos “start plans”, é apresentado o problema que se procura responder no mercado e é consolidada a proposta de valor da empresa.
Agora, é sintetizada a estratégia a seguir (fundamentalmente como os recursos vão ser utilizados e qual a forma mais eficiente de executar as atividades necessárias), os fatores críticos de sucesso e as principais obstáculos à atuação da empresa.
É importante incluir também projeções financeiras realistas (de acordo com a dimensão do mercado, volume de vendas e quotas a atingir) e apresentação de riscos do negócio, tal como o plano de contigência para minimizar os mesmos.
Finalmente, são determinados os indicadores-chave (KPIs) a monitorizar no futuro de forma a avaliar e medir o cumprimento dos objetivos propostos.
É útil a o desenvolvimento e implementação de um sistema de relatórios frequentes que ajude a empresa a fazer uma autoavaliação eficaz ao seu próprio desempenho.
quais os benefícios
saiba o que esperar
Sinalização de negócios inviáveis
A análise adequada à ideia de negócio (e à envolvente empresarial) permite identificar a sua viabilidade ou inviabilidade económica e financeira.
Captação de financiamento
Funciona como um “cartão de visita”, para que parceiros, investidores, fornecedores e clientes tenham uma ideia clara e concreta daquilo que tem para oferecer.
Salvaguarda de futuro
60% das empresas fecham por não terem um Plano de Negócios definido! Uma base inicial sólida é crítica para o sucesso futuro dos negócios.
Otimização da rentabilidade
Através da identificação de pontos de melhoria e de oportunidades externas, alcançamos o aumento da rentabilidade e eficiência da empresa.
Mais controlo, menos risco
Com o planeamento e controlo eficientes dos recursos e atividades, minimizamos o risco e gerimos as mudanças no meio interno e externo.
Caminho para o sucesso
Já a definição de metas e objetivos confere aos negócios um rumo e orientações precisas sobre os próximos passos a dar, favorecendo o seu crescimento e sucesso.