MERGERS & ACQUISITIONS (M&A)

Consolidação de empresas ou ativosEconomia de escalaVantagens fiscais

MERGERS & ACQUISITIONS (M&A)

conheça o processo
O QUE É

Mergers & Acquisitions (M&A), ou Fusões e Aquisições caracterizam-se pela consolidação de empresas ou ativos através de diferentes tipos de transações financeiras. As Fusões e Aquisições são operações em que ocorre a integração de organizações, estratégias e controlo de capital.

Uma fusão é uma operação que agrupa duas ou mais empresas e dá origem a uma só empresa. Uma aquisição resulta da compra de uma empresa por parte de outra empresa.

para quem é

As empresas optam pelos processos de fusão e aquisição para aumentarem a sua eficiência (sinergias e economias de escala), aumentar a sua quota de mercado, aceder a novos mercados e ascender a uma posição de domínio no mercado. A maximização da produção com redução de custos, a diversidade da aticidade, a diminuição do risco do negócio e a oportunidade de aquisição de empresas desvalorizadas também são motivos que levam as empresas a optarem por estes processos.

implementação

Quando há interesse para uma operação de M&A entre entidades, surgem contactos e discussões entre as partes para averiguar as condições do negócio. Caso haja acordo para prosseguir com as negociações são definidos objetivos e estratégias para o decorrer da operação. São também definidas, de forma estruturada, estritas condições a cumprir por ambas as partes no decorrer da operação.

COMO SE PROCESSA

iniciar a operação de fusão ou aquisição é necessário estabelecer um acordo de confidencialidade entre as partes para que a informação interna das empresas não seja transmitida para o exterior.

É feito um estudo de viabilidade económico-financeira com base nos elementos contabilísticos das entidades envolvidas a fim de poder avaliar o desempenho da operação.

Caso o estudo de viabilidade económico-financeiro seja favorável para as partes, a operação de fusão ou aquisição continua e dá-se a preparação das entidades, ajustando os aspetos que são necessários para efetuar a operação.

Para que se dê a operação efetivamente dita, há que verificar a estrutura das entidades assim como outros aspetos relevantes. Nesta fase, há o envolvimento de vários profissionais experientes nas áreas contabilística e jurídica para a verificação e aprovação da operação.

quais os benefícios

saiba o que esperar
01
Combinação de know-how

Aquisição de novos conhecimentos, que se integram no conhecimento da entidade, contribuindo para o sucesso do negócio.

02
Consolidação de mercado

O crescimento do negócio irá fazer com que o seu alcance seja maior e, por isso, a consolidação da sua presença no mercado será cada vez mais notória.

03
Crescimento da capacidade de financiamento

A entidade tem mais capacidade de atividade e por isso, consegue expandir o negócio, o que assegura as condições de novos financiamentos por parte de outras entidades.

04
Economias de escala

Aumento da eficiência de produção, o que, aliado com os conhecimentos por parte das equipas comerciais e de vendas, aumenta a capacidade de venda.

05
Diversificação

Com a expansão do negócio, haverá lugar para uma maior diversificação não só dos serviços dispostos como também uma diversificação do mercado.

06
Vantagens fiscais

Ao invés de ter mais do que uma entidade, depois da operação só existe uma entidade. E por isso, os encargos fiscais incidem apenas sobre uma entidade.

Precisa de Informação adicional?

CONTACTE-NOS

OUTROS SERVIÇOS

encontre o mais adequado para si