ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DE EMPRESAS

VISÃO ALARGADA DA SITUAÇÃO FINANCEIRADIAGNÓSTICO DOS RISCOSINFORMAÇÃO ÚTIL À TOMADA DE DECISÃO

Análise Económico-Financeira
de Empresas

conheça o processo
O QUE É

Um dos objetivos da análise económico-financeira passa por diagnosticar a situação económica e financeira da empresa. A análise económico-financeira permite esclarecer sobre o passado da empresa assim como perspetivar o seu futuro. Com a análise económico-financeira da sua empresa, irá conseguir analisar a evolução do desempenho da empresa no tempo assim como determinar o seu verdadeiro valor de mercado.

para quem é

A análise económico-financeira é útil para os stakeholders da empresa, na medida em que os informa relativamente às suas necessidades, associadas a diversas matérias como a capacidade da empresa para reembolsar e remunerar o capital investido ou manter as relações, contratos e negócios. Numa perspetiva interna, com a análise económico-financeira o gestor consegue aceder a informações que o auxiliam na tomada de decisões.

implementação

A analise económico-financeira pode ser feita utilizando a metodologia dos rácios, que consiste em estabelecer relações entre diferentes componentes das demonstrações financeiras. No âmbito da metodologia dos rácios, a análise pode ser feita de diferentes formas: Comparações no tempo de rácios efetivos, Comparações inter-empresas, Cálculo de uma média ponderada de rácios complementares e padronizados e Comparações de rácios efetivos com rácios esperados ou orçamentais.

COMO SE PROCESSA

A fim de poder estabelecer relações entre as diferentes rubricas das demonstrações financeiras, é necessária a análise dos elementos contabilísticos da empresa, nomeadamente do balanço e da demonstração de resultados.

Através das rúbricas do balanço e da demonstração de resultados da empresa, é possível calcular os rácios para efetuar a análise. Os rácios são divididos por três categorias, mediante a sua natureza: Rácios Financeiros, Rácios Económicos e Rácios Económico-Financeiros.

Depois de definida a metodologia para a análise económico-financeira da empresa, é comparada a situação económico-financeira atual da empresa com as opções escolhidas (Comparações no tempo de rácios efetivos, Comparações inter-empresas, Cálculo de uma média ponderada de rácios complementares e padronizados e Comparações de rácios efetivos com rácios esperados ou orçamentais).

Posteriormente à análise dos rácios da empresa, é elaborado um relatório sobre a situação económico-financeira da empresa com vista a apontar os seus pontos fortes e as suas fragilidades de forma a retificar e melhorar a situação da empresa.

quais os benefícios

saiba o que esperar
01
Avaliação da evolução empresarial

Comparação dos rácios com períodos anteriores, o que possibilita uma avaliação temporal da situação económico-financeira da empresa.

02
Visão alargada da situação financeira

A análise económico-financeira permite determinar os indicadores fundamentais que traduzem a situação financeira da empresa.

03
Identificação atempada de problemas

Caso os rácios não assumam valores favoráveis, com a análise económico-financeira da empresa atempada, é possível definir estratégias para cumprir novos objetivos.

04
Informação útil e sintetizada

Os rácios estabelecidos na análise económico-financeira da empresa traduzem informação útil para tomada de decisões por parte dos seus parceiros.

05
Comparação com o setor de atividade

Através da análise económico-financeira por comparação com o setor de atividade, é possível verificar que está no mesmo alinhamento que as restantes empresas do setor.

06
Identificar o momento para realização de investimento

Com os rácios da análise económico-financeira da empresa, é possível verificar se estes se encontram com valores indicados ao investimento por parte de entidades financeiras.

Precisa de Informação adicional?

CONTACTE-NOS

SERVIÇOS RELACIONADOS

encontre o mais adequado para si